Diagnósticos

Diagnóstico é uma ferramenta de trabalho dos psiquiatras e psicólogos para auxiliar no tratamento dos pacientes. Caso se identifique com algum diagnóstico procure um profissional para avaliar se realmente é o seu caso e para ajudá-lo a lidar com a situação.

TOC é um transtorno da categoria dos transtornos de ansiedade, que possui o fator Obsessivo e Compulsivo como fatores-chave. Obsessivo porque a pessoa pensa de maneira repetitiva e incontrolável sobre determinado assunto aparentemente desconexo. E Compulsivo porque, para atenuar o sofrimento provocado por tais pensamentos, a pessoa busca outros pensamentos ou ações concretas como forma de combatê-los.

Caracteriza-se pela ocorrência espontânea de ataques de pânico, os quais costumam durar menos de uma hora e provocam sintomas como palpitações, falta de ar, medo de morrer, etc.

É um transtorno de humor que pode ter diferentes causas, e se caracteriza por um sentimento de melancolia constante junto a outros sintomas como alterações no apetite e no sono, desconforto nos batimentos cardíacos, perda de libido, dificuldade em cumprir as tarefas do dia a dia, etc.

A insônia envolve uma dificuldade em conciliar o sono, permanecer dormindo ou sentir-se cansado após uma noite de sono. É uma queixa muito frequente, com prevalência estimada em praticamente metade da população, em alguma fase da vida.