O que é a Psicopedagogia?

Como surgiu?

Onde atua?

Qual é o foco?

    

Psicopedagogia Institucional

 

Atua em Escolas; Empresas; Hospitais e outras Instituições

 

Psicopedagogia Clínica

 

O foco são pessoas que estejam com alguma dificuldade no processo de aprendizagem

​O que é a Psicopedagogia?

 

     É uma área do saber que abrange conhecimentos multidisciplinares e têm uma base na Psicologia.

A Psicopedagogia é um campo do conhecimento que se propõe integrar de modo coerente, conhecimento e princípios de diferentes ciências humanas, visando adquirir uma ampla, compreensão sobre os variados processos inerentes ao aprender humano.

    A Psicopedagogia tem como objetivo promover o desenvolvimento do aluno, auxiliando na prevenção e solução de dificuldades de aprendizagem, aliando-se às técnicas e saberes psicológicos que juntas irão tratar o lado emocional que pode estar interferindo no processo de aprendizagem do indivíduo.



Como surgiu?

 

     A Psicopedagogia nasce como uma ocupação empírica através da necessidade de atender crianças com dificuldade de aprendizagem, cujas causas eram estudadas pela medicina e pela psicologia.  E, aquilo que era uma ação para dar subsídios a estas disciplinas, foi se constituindo como um conhecimento independente e complementar.  Passou então, a ter como objeto de estudo - o processo de aprendizagem- e a possuir recursos diagnósticos, corretores e preventivos próprios.

Onde atua?


     A psicopedagogia atua tratando as dificuldades no processo de aprendizagem, ou seja, na resposta insuficiente do aluno à exigência escolar.  Na verdade, é, uma demanda que vai além das dificuldades individuais, deve-se considerar, as relações significativas existentes entre a escola, a família e o meio em torno do indivíduo.



Qual é o foco?

 

1) Aspecto Orgânico:  Refere-se ao biológico do individuo que aprende.  Pois, alterações nos órgãos sensoriais  (sono, fome, audição, visão e etc) dificultarão ou até mesmo impedirão a aquisição do conhecimento.

 

2) Aspecto Cognitivos:  Está diretamente ligado ao desenvolvimento e funcionamento das estruturas cognitivas.  Baseados em Piaget pode-se dizer que o desenvolvimento cognitivo é um processo de construção que se dá na interação entre o organismo e o meio.

 

3) Aspectos Emocionais: Refere-se ao desenvolvimento afetivo e sua relação com a construção do conhecimento e a expressão do mesmo através da produção escolar.  O que remete à aspectos inconscientes envolvidos no ato de aprender.

 

4) Aspectos Sociais: Estão voltados à perspectivas da sociedade em que estão inseridas a família e a escola.  Inclui a formação da ideologia em diferentes classes sociais.

 

5) Aspectos Pedagógicos: Referem-se à perspectiva da sociedade, da escola e da família, quanto a aprendizagem escolar.

Psicopedagogia